Produtos Artesanais

sábado, 26 de março de 2011

Caderno de Receitas

Ola, desculpem o sumiço, garanto que foi por uma boa causa, estava estudando para concurso, e ja passei em alguns, entao, agora eh so esperar, rss, torçam por mim!!!
Para compensar esta ausencia, trouxe uma Dica, eh minha,  e um pap, que nao eh meu, mas de uma amiga muito querida, Elisa, do blog  Scrap...Me apaixonei.
O PAP esta mt bem explicadinho e vai ser a base da minha dica, entao deem uma olhada aqui, e baseado no PAP da Elisa, vamos fazer um lindo Caderno de Receitas, "bora" separar o material.

(antes de prosseguir preciso me explicar: meu teclado resolveu que n~~ao quer acentuar mais nada, ent~~ao quando virem alguma palavra sem acento ou com o h na frente n~~ao ´´e porque n~~ao sei escrever viu!!! rsss como voc^^es podem ver, ´´e imposs´´ivel escrever assim, rsss)

Vejam a relaçao de materiais na foto abaixo, eu utilizei :

 - um Caderno de Receitas que comprei em loja de R$ 1,99 (mas custou 3,50 rss),
-1 folha de scrap estampada
- 1 folha de scrap dupla face xadrez azul e amarelo
- 1 folha de scrap lisa na cor marfim
- 2 cortes de holler do tamanho da capa (utilizei a capa do caderno como molde)
- cola branca extra (uso sempre a Cascorez) sem diluir
- pinça
- cola pano
- fita dupla face
- Verniz Spray Fosco, proprio para artesanato

1ª Dica:
Queria uma capa mais dura para o meu caderno, entao troquei a capa do caderno original pelo holler.
Observaçao: se voce preferir utilizar a capa do caderno nao tem problema, ele so vai ficar mais fino, mas lembre-se, se a capa for igual a essa, plastificada, voce tera que tirar toda a plastificaçao, pois a cola nao vai fixar na capa assim e com o tempo o seu trabalho ira se perder. Uma soluçao viavel seria colar o papel com fita dupla face, o procedimento eh o mesmo, soh lembrando de utilizar dupla face em fileiras um pouco espaçadas, e nas bordas fazer o contorno bem rente.
Depois de colado, o ideal eh colocar o holler embaixo de peso, para fixar bem a colagem, assim evita-se que alguma parte fique descolada.
 
Uma vez eu perguntei se utilizavam algum produto para impermeabilizar os trabalhos de scrap decor, e me responderam que nao pois o papel de scrap nao aceita e enruga, mas nao me conformei com essa resposta, pois trabalho ha muito tempo com papel, em embalagens, e nunca vi um papel enrugar porque passei verniz ou cola no resultado final, ha nao ser quando ficam bolhas de ar no meio do trabalho, ai fatalmente ira levantar bolhas nesses locais, pois o papel nao foi colado corretamente, mas como estava começando no scrap, nao contestei, sempre gostei do verniz spray fosco, e ja utilizava para conservar as embalagens e inclusive figuras de historias em cartaz em minha igreja. 
2ª Dica:  
Como esse caderno vai ficar a sua maior parte do tempo na cozinha, precisava ser duravel, entao eu impermeabilizei as capas e contra capas com o verniz. Os enfeites tambem.
Como podem observar na foto, eu fiz um teste antes de passar no produto final, nao ha diferença entre os papeis com verniz e sem verniz.

Cabe aqui  uma outra observaçao:
 - quando voce utiliza cola diluida em agua para passar em sua peça, voce esta realizando uma plastificaçao, entao deve ficar ciente que essa peça nao pode sequer  pensar em ficar perto de agua.
- quando voce utiliza o verniz, spray ou nao, voce esta realizando uma impermeabilizaçao, mas para que ela fique realmente boa, sera necessario utilizar umas 3 demaos de verniz.
- o verniz fosco deixa o aspecto mais natural na peça, o brilhante, o proprio nome ja diz, entao veja o que lhe agrada mais.  
 
3ª Dica:   
Utilizando a pinça (que tambem comprei na loja de R$ 1,99, esse paguei esse valor mesmo, cuidado, tem gente vendendo o mesmo produto por muito mais) para colar letras e pequenos enfeites.

Nunca pegue a letra pela sua extremidade, sempre por uma parte do meio, como mostra a foto, as letras precisam estar bem coladas nas pontas, porque senao elas vao se soltar facilmente, e como sao pequenas a pinça ajuda a espalhar a cola e a colocar no lugar certo sem ficar com as maos toda cheia de cola. Aqui utlizei a cola pano, ela tem um bico fino que ajuda em pequenos detalhes.
  
4ª Dica:
- dividi as folhas do caderno em 3 partes, e com o papel dupla face xadrez de azul e amarelo, fiz as divisorias do meu caderno

5ª Dica 
- para proteger ainda mais a capa do caderno, utilizei o plastico proprio para encadernaçao, cortei na medida da capa e coloquei junto para encadernaar, os dois lados transparentes.
Mais um pouco de observaçao:
- imprimi as figuras para compor meu layout em impressora jato de tinta (que segundo fui informada a tinta eh acid free) em modo melhor, pois se imprimir em rascunho ou normal as cores nao vao sair tao nitidas e vivas.
- escrevi as palavras no word e usei furadores para cortar. 
 
Aqui esta o resultado final, espero que tenham gostado. Deixem um comentario!!!!
  Aqui um presentinho!!!!
Bjs e ateh a proxima!!!!
Posted by Picasa

4 comentários:

  1. Super caprichado como sempre, amiga!
    Adorei as dicas sobre o verniz, vou fazer também.
    Que bom que você reativou seu blog, já estava com saudades.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tá lindo!
    Tbm fiquei com Saudades dos velhos tempos...
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Amiga adorei , ficou muito lindo vou fazer tb , depois mostro pra vc bjossss

    ResponderExcluir
  4. Eu tb amei as dicas, Damaris!!!!! Obrigada por compartilhar!!!! Bjs

    ResponderExcluir